TERREMOTO EM FLORIANÓPOLIS - A natureza dá sinais...

Terremoto de 3.6 na escala Richter é registrado próximo à costa de Florianópolis - UNB/Divulgação

Um terremoto de intensidade 3.6 na escala Richter foi registrado às 9h28 desta sexta-feira (13) próximo à costa de Florianópolis. O evento ocorreu na plataforma continental à distância de 90 a 100 km da capital catarinense, no oceano.
Segundo Juraci Carvalho , sismólogo Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), tremores dessa magnitude são comuns no Brasil. O especialista, no entanto, relatou que fez uma pesquisa e que não encontrou histórico desse tipo de fenômeno em Florianópolis.

Questionado se este primeiro terremoto poderia abrir espaço para novas ocorrências mais graves, o sismólogo disse que não é possível fazer uma previsão. “Na ciência do terremoto, não há como prever novos eventos”, disse.

Tremores foram provocados por um maremoto, diz geólogo
Segundo o geólogo e chefe do departamento de Geociência da UFSC, Norberto Olmiro Horn Filho, os tremores sentidos em Florianópolis na manhã desta sexta-feira foram provocados por um maremoto, ou seja, com origem no mar. “O fenômeno aconteceu na plataforma Florianópolis, que divide duas bacias: a de Santos, para o Norte, e Pelotas, da região Sul do país”, explicou.

Segundo o especialista, os tremores de 3.6 pontos na escala Richter são considerados um sismo de escala média, sem muita intensidade. Até a escala 2 é um micro sismo, enquanto que  acima de 7 provocaria estragos significativos.

“Pela intensidade do evento, não há riscos de estragos, mas ainda é necessário descobrir qual a profundidade que aconteceu isso, a partir do fundo do mar”, diz o geólogo, completando que quanto mais raso, maior o risco de danos. 

FONTE:
https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/relatos-de-tremor-de-terra-em-florianopolis-deixam-defesa-civil-em-alerta-nesta-sexta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments