É de conhecimento que o Código de Ética e Disciplina da
OAB e o Provimento 94/2000 elencam direitos e deveres para os advogados, entre
eles: normas específicas sobre a publicidade.
Porém há ressalvas, na qual a Publicidade
Informativa pode ser utilizada, desde que com discrição e moderação.
Mas como e quando o advogado pode colocar em prática
ações de marketing sem infringir o Código de Ética?
A resposta é simples. Para atingir o público-alvo o
advogado deverá utilizar do Marketing de Conteúdo
No passado a indicação de um profissional de
confiança era a única forma do advogado conseguir novos clientes, mas atualmente,
com o advento das redes sociais e demais canais de comunicação, surgiram
as possibilidades de investir em estratégias com ética para conquistar e
fidelizar determinado cliente.
A imagem
do advogado com conhecimento em determinado ramo, escrevendo e publicando
artigos, divulgando boletins e enviando emails informativos com certeza o
favorece neste meio profissional que cada vez mais ganham novos militantes.
Esse será um diferencial em um mercado tão concorrido.
A
produção de conteúdo abrangendo determinado nicho chamará a atenção do público,
e mais cedo ou mais tarde o leitor vai procurar por aquele advogado, ou seja, “o
consumidor do material intelectual publicado de hoje será o cliente de amanhã”.
A imagem
de um bom advogado será construída ao esclarecer as dúvidas dos clientes
telespectadores. Ter um material de conteúdo rico e informativo será o
complemento de seu marketing pessoal.
Entretanto
erros são comuns quando o advogado se lança nessa área, entre eles:
1)
- Produzir sem planejar: Lançar material em diversos canais, redes sociais,
sem definir público-alvo e canal específico de divulgação. DICA: Direcione os textos solicitando autorização e informe por
meio de qual canal deseja receber informações: por sites, blogs, redes sociais
e portais. Fidelize seu prospector.
Atualmente
existe até Marketing Jurídico Ético para viabilizar essa conexão!
2)
- Abusar do juridiquês, ou seja, exagerar na linguagem técnica, pois os termos técnicos dificultam o
entendimento comum e atrapalha transmitir uma mensagem clara e simples.
Elucidado
os erros e o advogado se auto policiando poderá produzir muito conteúdo. Seja
um novo Celso Russomanno do Direito do Consumidor. (rs) Você já ouviu falar
nesse nome não é? Muitos com certeza ouviram, pois o advogado e hoje político é
um marketing ambulante, com carisma, simplicidade e objetivo.
Existem
profissionais de advocacia que estão realmente inovando sem ferir o Código de
Ética, então é possível realizar uma publicidade informativa onde o grande
objetivo é realmente esclarecer assuntos pontuais.
Ressalto
que o texto deve ser informativo, sem ficar incitando e incentivar o receptor a
processar alguém.
Não faça
seu marketing com fins comerciais tentando a captação de clientes direta, não
noticie que ganhou determinada ação, não exponha sua clientela. SEJA ÉTICO.
Lembre-se
que o importante é a produção de conteúdo para se posicionar como referência na
área de atuação. Não seja moralista querendo dar lição de moral nas pessoas,
não fale sobre o que “acha” sobre determinados temas e sim como realmente está
na Lei, esse é o foco.
Caso seja
um profissional da área e esteja lendo esse post segue outra DICA: Estude o
Código de Ética e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e guarde a
essência desses ordenamentos. Tenha princípios éticos.
Por fim,
se precisar de ajuda estou a disposição para estudarmos, analisarmos e
produzirmos material neste ramo específico. Segue link para contato: https://windermarques.wixsite.com/enfoquecasual/why-choose-us
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