Advogados podem criar conteúdo para captação de Clientes?



como e quando o advogado pode colocar em prática ações de marketing sem infringir o Código de Ética?  A resposta é simples. Para atingir o público-alvo o advogado deverá utilizar do Marketing de Conteúdo
É de conhecimento que o Código de Ética e Disciplina da OAB e o Provimento 94/2000 elencam direitos e deveres para os advogados, entre eles: normas específicas sobre a publicidade.
Porém há ressalvas, na qual a Publicidade Informativa pode ser utilizada, desde que com discrição e moderação.
Mas como e quando o advogado pode colocar em prática ações de marketing sem infringir o Código de Ética?
A resposta é simples. Para atingir o público-alvo o advogado deverá utilizar do Marketing de Conteúdo
No passado a indicação de um profissional de confiança era a única forma do advogado conseguir novos clientes, mas atualmente, com o advento das redes sociais e demais canais de comunicação, surgiram as possibilidades de investir em estratégias com ética para conquistar e fidelizar determinado cliente.
A imagem do advogado com conhecimento em determinado ramo, escrevendo e publicando artigos, divulgando boletins e enviando emails informativos com certeza o favorece neste meio profissional que cada vez mais ganham novos militantes. Esse será um diferencial em um mercado tão concorrido.
A produção de conteúdo abrangendo determinado nicho chamará a atenção do público, e mais cedo ou mais tarde o leitor vai procurar por aquele advogado, ou seja, “o consumidor do material intelectual publicado de hoje será o cliente de amanhã”.
A imagem de um bom advogado será construída ao esclarecer as dúvidas dos clientes telespectadores. Ter um material de conteúdo rico e informativo será o complemento de seu marketing pessoal.
Entretanto erros são comuns quando o advogado se lança nessa área, entre eles:
1)    - Produzir sem planejar: Lançar material em diversos canais, redes sociais, sem definir público-alvo e canal específico de divulgação. DICA: Direcione os textos solicitando autorização e informe por meio de qual canal deseja receber informações: por sites, blogs, redes sociais e portais. Fidelize seu prospector.
Atualmente existe até Marketing Jurídico Ético para viabilizar essa conexão!
2)    - Abusar do juridiquês, ou seja, exagerar na linguagem técnica,  pois os termos técnicos dificultam o entendimento comum e atrapalha transmitir uma mensagem clara e simples.
Elucidado os erros e o advogado se auto policiando poderá produzir muito conteúdo. Seja um novo Celso Russomanno do Direito do Consumidor. (rs) Você já ouviu falar nesse nome não é? Muitos com certeza ouviram, pois o advogado e hoje político é um marketing ambulante, com carisma, simplicidade e objetivo.
Existem profissionais de advocacia que estão realmente inovando sem ferir o Código de Ética, então é possível realizar uma publicidade informativa onde o grande objetivo é realmente esclarecer assuntos pontuais.
Ressalto que o texto deve ser informativo, sem ficar incitando e incentivar o receptor a processar alguém.
Não faça seu marketing com fins comerciais tentando a captação de clientes direta, não noticie que ganhou determinada ação, não exponha sua clientela. SEJA ÉTICO.
Lembre-se que o importante é a produção de conteúdo para se posicionar como referência na área de atuação. Não seja moralista querendo dar lição de moral nas pessoas, não fale sobre o que “acha” sobre determinados temas e sim como realmente está na Lei, esse é o foco.
Caso seja um profissional da área e esteja lendo esse post segue outra DICA: Estude o Código de Ética e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e guarde a essência desses ordenamentos. Tenha princípios éticos.
Por fim, se precisar de ajuda estou a disposição para estudarmos, analisarmos e produzirmos material neste ramo específico. Segue link para contato: https://windermarques.wixsite.com/enfoquecasual/why-choose-us



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