Assédio no ambiente escolar! DENUNCIE!


De extrema relevância essa campanha de divulgação do Conselho Nacional de Justiça, pois o assédio nas escolas são mais frequente do que se imagina e muitos dos profissionais de educação também se omitem diante desse tipo de ocorrência.

O abuso causa aumento nas faltas, queda no desempenho dos alunos, desistência escolar, baixa autoestima e depressão. Impede o pleno desenvolvimento do potencial escolar e deixa traumas por toda vida.


Os estudantes que passarem pelas mais constrangedoras situações não devem ter vergonha ou se amedrontarem. O melhor a se fazer nesses casos é informar seus familiares e procurar um agente ou órgão responsável e denunciar. O mesmo se aplica aos professores e demais funcionários do ambiente escolar que presenciarem tais situações.


Segue abaixo um rol exemplificativo de situações nas quais são plausíveis de denúncias.

- Tocar ou pegar em partes do corpo
- Ser preso em algum lugar
- Receber bilhetes ou fotos sexuais
- Ser o alvo de gestos sugestivos ou sexuais
- Ser o alvo de rumores ou propostas sexuais
- Ter suas roupas retiradas
- Alguém tirar as próprias roupas na sua frente
- Ser forçado a beijar alguém ou fazer outra atividade sexual
- Ser forçado a ter relações sexuais com alguém


De acordo com o artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei n. 8.069/1990), professores e demais profissionais das redes públicas e particulares de ensino têm a responsabilidade de comunicar às autoridades competentes qualquer caso suspeito de abuso contra estudantes com menos de 18 anos. 

Ou seja: se um diretor é comunicado por um estudante que sofre assédio sexual, é sua obrigação formalizar a denúncia. Nenhum membro da comunidade escolar pode se omitir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments