Encantando Clientes no Cartório

Recentemente conheci o blog do especialista em Direito Notarial e Registral, Rodrigo Werlang Isolan, e pude perceber através de seus textos a preocupação em orientar os clientes de Cartório com relação aos serviços prestados e também se atentando da tamanha importância do colaborador, auxiliar de cartório, escreventes e registradores, que desempenham sua função laboral de atender ao cliente proporcionando-lhes satisfações e cordialidades mútuas. E para exemplificar a didática e clareza do Sr. Rodrigo Isolan, e ainda para que sirva de exemplo e reflexão sobre a postura profissional de cada um de nós, compartilho sua postagem do dia 12/02/2017 no blog https://rodrigoisolan.wordpress.com/ intitulada "Encantando Clientes no Cartório". Faço grifos ao texto para realçar questões importantes do dia a dia e chamar a atenção para que reflitam. Espero que façam uma boa leitura. 

"Encantando Clientes no Cartório"


"Não é porque o Cartório é um órgão público que o cliente não precisa ser encantando, agradado, atendido da melhor forma possível, não é verdade?

Todos nós gostamos de ser bem tratados aonde vamos, e como é bom quando somos bem atendidos em um Cartório.

A necessidade de encantar os clientes vem se mostrando cada dia mais importante, haja vista a confiança das pessoas depositadas nesta instituição.

Este encantamento começa muitas vezes quando o Cartório busca incessantemente a excelência de seu atendimento, visando a qualidade dos seus atos praticados, gerando ao cidadão a percepção de que o valor por ele percebido por um serviço é maior do que o valor por ele entregue.

Nos Cartórios não há diferenciação dos serviços e preços, somente de qualidade e excelência de atendimento e assertiva de serviços prestados, necessitando por parte dos colaboradores um esforço muito maior para encantar os clientes, através da busca por conhecimento e treinamento constantes.

Equipe atenta às necessidades dos clientes é fundamental neste processo.

A postura do líder é muito importante, pois é dela que emanam as atitudes da equipe. Irradiar conhecimento de uma forma não burocrática e de fácil entendimento é fundamental para formar seus colaboradores, visando a que eles possam transmitir aos clientes da melhor forma possível com toda a segurança e acerto o conhecimento que lhes foi transmitido.

Toda a equipe deve estar engajada em encantar o cliente, o pessoal da limpeza, do café, do administrativo, do balcão etc. Veja que uma pessoa que não esteja neste projeto poderá estragar tudo o que está sendo feito por todos.

Os colaboradores do Cartório devem estar dispostos a entrar neste projeto de encantar os clientes, deverão ter autonomia para isso, devem cativar o cliente, atende-lo como gostariam de ser atendidos, mas para isso não esqueçam que o líder não deve ser diferente.
 
Evitar o amadorismo, não deixar o cliente esperando, analisar como ele gosta de ser atendido, falar como ele como ele gosta que falem com ele, cuidar com a forma de tratamento, evitar dar informações sobre o que não sabe, sendo assertivo quando transferir o cliente de um colaborador para outro, adaptar sua linguagem a do cliente é essencial, e não esqueça é você que deve se adaptar ao cliente não ele a você.

Encantando os clientes são eles que propagarão a qualidade dos nossos serviços.

Assim, teremos um Cartório de excelência na comunidade.

Um comentário:

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments