Como abrir uma Igreja Protestante?

Para que você tenha o seu local de cultos e orações e possa receber o dizimo, doações e tudo mais que ocorre em uma igreja, você precisa legalizar ela.

Para conseguir abrir, você precisa de no minimo 8 pessoas como membros da direção e o documento deles. Porém, não é como se eles também fossem fundadores da igreja. Se você anotar que apenas você é o fundador, eles terão apenas função de direção mesmo, podendo ser substituídos a qualquer momento. 

Uma das principais vantagens de uma igreja é que ela é livre de todo o tipo de imposto cobrado pelo estado. Assim, qualquer imovel, automóvel e qualquer outro bem que precise estar no nome de alguem, se estiver no nome da Igreja ele não pagará imposto. Desde que esteja de acordo com a doutrina da sua igreja (que é você mesmo que define) qualquer bem material pode ser colocado em nome da igreja. 

1 – Vantagens diretas para a Igreja: Isenção do Imposto de Renda Isenção do IOF (Operações Financeiras) Isenção do IPTU (Imóveis Urbanos) Isenção ITR (Imóveis Rurais) Isenção IPVA (Veículos) Isenção ISS (Serviços) 

 2 – Vantagens diretas para os pastores: Direito a Prisão Especial Dispensa do serviço Militar 

3 – Vantagens indiretas Por se tratar de religião, você pode contratar um advogado e pedir para que alguma lei seja revogada se não tiver de acordo com sua doutrina. Como por exemplo a seita do Santo Daime, que conseguiu revogar a lei e pode cultivar e distribuir as ervas alucinógenas para a bebida do santo daime Não é necessario direito trabalhista. Os pastores não são obrigados a trabalhar com carteira assinada, então, quando bem entender um pastor pode ser expulso e a igreja não terá que arcar com nenhuma multa rescisória. Poder politico também é uma das grandes vantagens. Com um grande público sendo influenciado pelo pastor e com as conhecidas “bancadas evangélicas” é possivel assinar petições e influenciar no rumo do pais. Porém, isso não deve ser feito pois o país é laico, ou seja, não deve ser influenciado por religião (como nos países do Oriente Médio por exemplo). 

Como abrir uma igreja? 

Para abrir uma igreja, inicialmente você terá que criar um Estatuto,  o Estatuto seja registrado em cartório e você precisará entregar no cartório os seguintes documentos:

1ºApresentação do estatuto em duas vias originais.

2º Ata de fundação da Igreja (2 vias) Reconhecimento de firma de todos os membros da diretoria Requerimento para registro do representante legal Constar os membros da diretoria definitiva ou provisória com qualificação completa: Nacionalidade, estado civil, RG, CPF, profissão e endereço completo.

3º Visto do advogado em todas as folhas com carimbo da OAB 

4º Relação dos sócios fundadores 

5º Fotocópia do livro de atas (da organização, diretoria e do estatuto) 

6º Visto do presidente em todas as folhas

7º Fotocópia da carteira de identidade dos membros da diretoria e conselho fiscal (se existir conselho fiscal). 

Após finalizado esse processo, faltará apenas mais um passo para ter sua igreja oficialmente inaugurada: Retirar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com o Estatuto registrado em mãos, é hora de tirar o CNPJ. Caso você tenha um templo físico onde ocorrerão os cultos, você precisará de mais um passo: Um alvará de funcionamento para o seu templo.

Fonte:
http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/9363/abertura-de-igreja-evangelica/
http://hammertime.com.br/cgi-sys/suspendedpage.cgi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments