Análise do Texto: ENSINAR HISTÓRIA de Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli

Análise do Texto: ENSINAR HISTÓRIA de Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli O texto de Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli oferece aos leitores da obra a oportunidade para entrar em contato com as propostas recentes destinadas ao ensino de História. Salientam a importância de uma aula ministrada de forma clara, agradável e enriquecedora. Um projeto contínuo de aprendizagem recíproca entre docentes e discentes, através do diálogo e da relação entra o tema e a concepção do aluno sobre a mesma. As respectivas autoras apontam técnicas, métodos e recursos didáticos para que o ensino seja dinâmico e apreciativo perante a sala de aula. As estratégias de ensino elencadas pelas educadoras, considerando os métodos e técnicas aplicadas são procedimentos relevantes para a organização do saber, articulando elementos constitutivos do saber histórico com os do fazer pedagógico. Mutuamente proporcionando aos alunos a participação deste processo de fazer, contar e narrar a história. Schmidt e Cainelli após margear seus ideais do processo educativo do ensino da História nos dias atuais abordam em segundo plano os conceitos dos principais métodos utilizados hoje em sala de aula, e sobre eles dialogam com o leitor as técnicas e a eficácia destas em sua aplicabilidade. Em relação à abordagem magistral compreende esta como um método tradicional, onde o professor é o único transmissor do conhecimento, e o aluno mero assistente. É uma linguagem descritiva da história, de cunho factual e modelo determinista, atualmente mais utilizada no ensino médio e superior. Já a abordagem dialogada é aplicada em tese no ensino fundamental, e sua técnica é levar os alunos a interagirem com o tema proposto, de caráter interativo. Porém tal método necessita da colaboração da classe e do domínio do professor em ser um propagador do entretenimento coerente com a realidade dos fatos do passado e seus alcances na temporalidade, para que assim não haja uma concepção propriamente positivista, onde as maiorias dos alunos entendem do tema exposto uma pseudoverdade e não a realidade histórica. Entretanto salientam os autores que a abordagem dialogada é enriquecedora no processo ativo do saber-fazer, desde que esta atenda requisitos de disciplina. A abordagem construtivista também em pauta pelos doutrinadores adere à concepção da auto-aprendizagem experimental, ou seja, impregnada pela transmissão documental, do saber através da leitura e conceitos concebidos por outros doutrinadores, há uma presunção da veracidade dos documentos em detrimento ao ponto de vista epistemológico, sem apreciação do espírito humano sobre o fato, não cogitam o sonho ou a abstração hipotética. O questionamento existe, de forma preliminar, mas cogitar a realidade é algo não concebido, uma vez que a leitura e suas diversas ramificações pelo campo científico podem expor uma verdade mais convincente. Exposto os moldes da abordagem em sala de aula cabe ao professor utilizá-los de acordo com a necessidade verificada no âmbito escolar, uma vez que é a realidade deste local, a localização do mesmo, e a comunidade participativa que implicará nos métodos a serem utilizados. Agindo o docente com competência e paixão em seu labor é que propiciará aos demais a formação de cidadãos esclarecidos. Adiante, a obra “Estudar História”, traz uma abordagem na qual se compreende como um modelo técnico a ser desenvolvida ao ministrar uma aula, uma passagem pelos recursos didáticos em situações de: Explicação contínua; Aulas sequenciais; e Trabalho com dossiês. E em ambas as situações as autoras refletes sobre os mecanismos aplicados em cada situação, uma variante para que o ensino não seja monótono, desprovendo o fastidioso ensino teórico e cronológico na qual a história se perdurou por muito tempo em termos de objetividade da disciplina. Após explicitar as técnicas e modelos pedagógicos coerentes com a formação escolar contemporânea e relevante para a construção do saber-fazer recíproco entre docentes e discentes, as autoras Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli esboçam planos de aulas e sua aplicabilidade como um todo de forma disciplinadora e educativa de respectivos temas. E seus ensinamentos propostos em dissertação narrativa e explicativa e resumidamente elencada nesta breve análise sobre a obra faz com que futuros professores, educadores, historiadores assimilem os ideais de que a educação é um processo contínuo e evolutivo, e que o alicerce desta eterna construção do conhecimento é o amor e a dedicação no que se propõem a fazer.
Para exemplificar, segue acima um dos novos método de ensinar história. Vale a pena assistir.
Winderson Marques

3 comentários:

  1. Este é o resumo que eu estava precisando, mas não consigo copiar. Como faço?

    ResponderExcluir
  2. Eu também não consegui copiar. Por favor. Como copio?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das letras das musicas quero saber como encontrar onde encontrar a letra.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments